/ Cursos / Cursos a decorrer

Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais (PAOE)

Unidade Orgânica Faculdade de Farmácia (FFUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 17

N.º de horas 60 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação Ordem dos Farmacêuticos (00337/7/2019 | 5CDP)

Preço 300€

Datas importantes

Data de Início 20.10.2022

Data de Fim 22.12.2022

Candidatura até 11.09.2022

Apresentação do curso

O interesse do homem pelas plantas é tão antigo como a própria humanidade e, desde cedo, lhes foram reconhecidas virtudes terapêuticas. Muitos metabolitos de origem vegetal continuam a desempenhar um papel de grande relevância no desenvolvimento de fármacos e produção de medicamentos.

Entre as plantas com interesse medicinal, o grupo das aromáticas, que integra espécies com particularidades metabólicas específicas, tem vindo a merecer uma atenção reforçada, consequência do potencial das suas aplicações na área da saúde. Além disso, os seus metabolitos secundários conferem, quer às plantas, quer aos extratos delas obtidos, características organoléticas que as valorizam enquanto matérias-primas para outros fins industriais.

Por estas razões, tem sido crescente o interesse pelo estudo das plantas aromáticas, pelos seus metabolitos e pelas tecnologias aplicadas à produção e caracterização dos extratos, em particular dos óleos essenciais.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4061

Destinatários

O curso é destinado a académicos e todos os profissionais com formação base em ciência da vida que operam com plantas aromáticas e óleos essenciais nos mais diversos domínios, desde a produção, controlo analítico, utilização industrial (indústrias farmacêuticas, alimentar, perfumaria) e aplicações em saúde.

Fatores de diferenciação

Desconhecem-se outras propostas de oferta formativa ao nível de curso de especialização.

Na Universidade de Coimbra, o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas confere conhecimentos básicos neste domínio.

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram os seguintes conhecimentos e/ou competências:

  • Reconhecer particularidades e especificidades das plantas aromáticas no que respeita aos aspetos morfológicos, metabólicos e ecofisiológicos;
  • Identificar fatores que afetam a qualidade das plantas aromáticas e que condicionam o seu processamento;
  • Conhecer os diversos processos extrativos usados na obtenção de óleos essenciais e outros extratos aromáticos;
  • Conhecer normas de qualidade de âmbito internacional e sobre as metodologias analíticas adequadas à caracterização e controlo de qualidade de plantas aromáticas e seus extratos;
  • Identificar as possíveis aplicações de plantas aromáticas e óleos essenciais em cuidados de saúde e o seu potencial para as indústrias alimentar, de perfumaria, química, entre outras.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Plantas aromáticas

  • Tema 1.1 - Conceito, diversidade e distribuição das plantas aromáticas
  • Tema 1.2 - Particularidades metabólicas e ecofisiologia
  • Tema 1.3 - Características anatomofisiológicas: estruturas secretoras e histoquímica
  • Tema 1.4 - Reconhecimento de plantas aromáticas em estado pulverizado
  • Tema 1.5 - Metabolitos secundários característicos
  • Tema 1.6 - Variabilidade química
  • Tema 1.7 - Quimiotaxonomia

Módulo 2. Tecnologia de preparação de plantas aromáticas e óleos essenciais

  • Tema 2.1 - Boas práticas de colheita e conservação de material vegetal
  • Tema 2.2 - Extratos aromáticos

Módulo 3. Análise e controlo de qualidade de óleos essenciais

  • Tema 3.1 - Doseamento de óleos essenciais em Fármacos Aromáticos
  • Tema 3.2 - Parâmetros físicos e químicos
  • Tema 3.3 - Estudo composicional
  • Tema 3.4 - Avaliações sensoriais
  • Tema 3.5 - Normas internacionais: normas ISO, AFNOR e Farmacopeias

Módulo 4. Aplicações de plantas aromáticas e óleos essenciais

  • Tema 4.1 - Atividade biológica de óleos essenciais
  • Tema 4.2 - Plantas aromáticas e óleos essenciais em produtos de saúde. Exemplos clássicos e sucessos
  • Tema 4.3 - Aromaterapia: conceitos e aplicações
  • Tema 4.4 - Segurança na utilização de óleos essenciais
  • Tema 4.5 - Óleos essenciais na indústria
  • Tema 4.6 - Comércio global de plantas aromáticas e óleos essenciais

Metodologia

O curso de Plantas Aromáticas e Óleos Essenciais é constituído por quatro módulos letivos num total de 60 horas, correspondentes a 2 créditos ECTS, sendo lecionado em sistema de ensino a distância, com totalidade das sessões realizadas a distância apoiadas pela plataforma moodle, não implicando a participação em sessões presenciais.

O curso está organizado segundo uma estrutura modular, com objetivos, conteúdos, atividades e avaliações específicas em cada módulo, que terá uma calendarização própria, com datas de início e de encerramento. Trata-se de uma estrutura modular sequencial e dependente da concretização das atividades propostas. Para cada módulo está previsto um teste de consolidação de conhecimentos, que embora sendo de carácter facultativo, permitirá ao estudante sistematizar e monitorizar as suas aprendizagens, constituindo-se como um importante instrumento de revisão das matérias.

A metodologia deste curso assenta numa aprendizagem ativa do estudante, pressupondo-se a utilização de diversos recursos para a apresentação dos conteúdos, nomeadamente, textos, vídeos e atividades de análise e discussão, suportados pelas diversas ferramentas síncronas e assíncronas (ex.: fóruns, chats,) disponibilizadas pela plataforma.

Cada módulo assenta nas seguintes técnicas pedagógicas fundamentais:

  • Trabalho transmissivo: exposição de informação em suporte multimédia;
  • Trabalho individual independente: leitura; análise e tratamento de informação; análise e discussão de casos práticos.

Cada módulo tem uma duração variável (cf. Cronograma), estimando-se uma média de 1 hora de trabalho/dedicação diária ao curso.

Ao longo de todo o curso está presente um fórum geral onde os estudantes podem debater temas gerais no âmbito do curso, lançar debates, partilhar experiências e deixar questões gerais. Para cada módulo, existe um fórum particular onde devem ser colocadas as dúvidas específicas do módulo.

O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os estudantes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas.

As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se maioritariamente de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma.

Os primeiros dias do curso são dedicados à ambientação dos estudantes à plataforma; neste período os estudantes poderão explorar as diversas ferramentas de comunicação, interação e aprendizagem da plataforma Moodle, capacitando-os à utilização e navegação no ambiente de aprendizagem.

Avaliação

O processo de avaliação utilizado durante o curso tem por base o modelo de avaliação formativa e contínua entre módulos, devendo o estudante realizar as atividades que lhe são propostas em cada módulo do curso.

As atividades serão diversificadas, incluindo a resposta a questões-problema, glossários e relatórios, contemplando os conteúdos teóricos e práticos de cada um dos módulos letivos.

A não realização das atividades propostas condiciona a obtenção do diploma do curso.

No final do curso o estudante que conclua com sucesso todas as atividades propostas pode solicitar um diploma emitido pela Universidade de Coimbra.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Lígia Maria Ribeiro Pires Salgueiro da Silva Couto

Coordenadora

Doutorada em Farmácia na especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Universidade de Coimbra, é docente da Faculdade de Farmácia, desde 1986, com responsabilidade no ensino da Botânica Farmacêutica, Farmacognosia, Fitoquímica e Fitoterapia. É coordenadora do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas e do Curso de pós-graduação em Medicamentos e Produtos de Saúde à Base de Plantas. É investigadora do Centro de Estudos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia, dedicando a atividade científica ao estudo das plantas medicinais, aromáticas e óleos essenciais.

Carlos Manuel Freire Cavaleiro

Doutorado em Farmácia na especialidade de Farmacognosia e Fitoquímica pela Universidade de Coimbra, é, desde 1986, docente da Faculdade de Farmácia com responsabilidade no ensino da Farmacognosia, Fitoquímica e Matérias-Primas de Origem Natural. É investigador do grupo Drug Discovery do Centro de Estudos Farmacêuticos, dedicando a atividade científica à otimização de metodologias analíticas aplicadas ao estudo de extratos de origem natural e à pesquisa de compostos ativos para desenvolvimento de novos fármacos. Exerce as funções de Coordenador do Programa Doutoral em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Condições de acesso e ingresso

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO