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Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEFUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 1

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 1

Acreditação

Preço 150€

Datas importantes

Data de Início 21.10.2022

Data de Fim 19.12.2022

Candidatura até 11.09.2022

Apresentação do curso

Aprofundamento de questões metodológicas associadas à realização de uma revisão sistemática da literatura, proporcionando um conhecimento sequencial das etapas de realização de diferentes tipos de revisão de literatura existentes.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/9641

Destinatários

Estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação de diferentes áreas científicas e outros investigadores cujo currículo escolar científico ou profissional justifique a utilidade deste curso para a sua formação ou atividade.

Fatores de diferenciação

Curso de ensino a distância direcionado para investigadores e estudantes finalistas de licenciatura ou pós-graduação que, nas diversas áreas científicas, utilizem a revisão sistemática na sua atividade de investigação.

Objetivos

Os objetivos do curso de Revisão Sistemática da Literatura centram-se em aprofundar as questões metodológicas associadas à elaboração de uma revisão sistemática, incluindo:

  1. a definição da questão de investigação;
  2. a identificação, avaliação e extração dos resultados dos estudos a serem incluídos na revisão;
  3. a avaliação a qualidade da revisão sistemática.

No final do curso deste curso, pretende-se que os estudantes:

  1. dominem os diferentes tipos de revisão da literatura existentes;
  2. sejam capazes de formular uma questão de investigação que permita o desenvolvimento de uma revisão sistemática;
  3. conheçam diferentes bases de dados eletrónicas para realização das pesquisas;
  4. dominem a utilização dos operadores boleanos e caracteres curinga para definição da estratégia de pesquisa;
  5. sejam capazes de utilizar um gestor de referências bibliográficas;
  6. conheçam diferentes escalas de avaliação da qualidade dos artigos (incluindo de revisões sistemáticas);
  7. dominem diferentes estratégias de síntese dos resultados;
  8. apliquem as normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas;
  9. elaborem e executem um protocolo de revisão sistemática.)

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Introdução à revisão da literatura

  • Tema 1.1. Tipos de revisões da literatura
  • Tema 1.2. Definição da questão de investigação

Módulo 2. Definição da estratégia de pesquisa

  • Tema 2.1. Seleção de bases de dados científicas
  • Tema 2.2. Palavras-chave e definição da estratégia de pesquisa
  • Tema 2.3. Definição dos critérios de inclusão/exclusão
  • Tema 2.4. Definição dos outcomes a analisar
  • Tema 2.5. Instrumentos para avaliação da qualidade dos artigos

Módulo 3. Registo do Protocolo

  • Tema 3.1. Registo do protocolo da revisão sistemática

Módulo . Aplicação Prática do Processo de pesquisa, seleção de artigos, extração e síntese dos dados

  • Tema 4.1. Condução da pesquisa em bases de dados e exportação dos artigos para um software de gestão de referências bibliográficas
  • Tema 4.2. Processo de seleção dos artigos
  • Tema 4.3. Avaliação da qualidade metodológica dos artigos
  • Tema 4.4. Extração dos dados e realização de resumo critico

Módulo 5. Normas PRISMA para elaboração de revisões sistemáticas

  • Tema 5.1. PRISMA statement

Módulo 6.Avaliação da qualidade da revisão sistemática

  • Tema 6.1. Avaliação da qualidade da revisão sistemática (Amstar-2)

Metodologia

O curso de Revisão Sistemática da Literatura funcionará num regime totalmente à distância. Encontra-se estruturado em seis módulos, proporcionando um conhecimento sequencial das etapas de realização de uma revisão sistemática. A comunicação será, preferencialmente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário, de acordo com os limites temporais (início e final de curso) estabelecidos através de um cronograma. Não obstante, poderá ser proposta a realização de momentos síncronos, não obrigatórios, para esclarecimento de dúvidas e interação com o grupo.

Os conteúdos serão apresentados em formato vídeo-aula e texto escrito, recomendando-se, ao longo do curso, a leitura de diversos artigos de apoio complementar.

Ao longo do curso será solicitada a realização de diversas atividades, que acompanham o desenvolvimento das várias etapas de um projeto, que poderá ser adaptado ao contexto particular de investigação do estudante, de revisão sistemática.

Avaliação

A avaliação será realizada de forma contínua ao longo do curso, através da realização de atividades de aplicação e consolidação, que terão um peso determinado pelo volume de trabalho exigido e especificado numa matriz de atividades, e cuja classificação contribuirá para a avaliação sumativa. A aprovação no curso depende da obtenção de um mínimo de 10 valores de classificação final (escala 0-20 valores).

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Hugo Miguel Borges Sarmento

Coordenador

Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e membro efetivo do Centro de Investigação em Desporto e Atividade Física (CIDAF). É autor de mais de 150 artigos publicados em revistas com revisão por pares, e formador em cursos de formação de treinadores na Europa e América do Sul. Licenciou-se em Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF-UC), Mestre em Treino de Alto Rendimento (FADE-UP) e Doutorado em Ciências do Desporto (UTAD). Concluiu o pós-doutoramento em Ciências do Desporto na FMH-UL

José Pedro Leitão Ferreira

Nascido em Lisboa, José Pedro Ferreira é Professor Associado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) da Universidade de Coimbra (UC), Portugal. Concluiu a sua licenciatura em Educação Física (1991), e em Educação Especial e Reabilitação (1993) e o seu Mestrado em Desenvolvimento Motor da Criança (1998) na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Em 2002, completou o Mphil na Universidade de Exeter e em 2004 o doutoramento em Ciências da Saúde e do Exercício na Universidade de Bristol, Reino Unido, sob a supervisão do Professor Kenneth R. Fox. De 2007 a 2011 foi diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF), na Universidade de Coimbra, Portugal. Os seus atuais interesses de pesquisa estão focados nos efeitos psicológicos e cognitivos do exercício em grupos especiais. Desde 2005, é coordenador do Curso de Mestrado em Exercício e Saúde em Populações Especiais, na Universidade de Coimbra e desde 2009 é presidente do Observatório do Desporto da Universidade de Coimbra. A nível internacional, José Ferreira é, desde 2010, Professor convidado do Erasmus Mundus/ Mestrado Internacional em Atividade Física Adaptada, na Universidade de Leuven, Bélgica. Entre 2006 e 2014 foi vice-presidente e presidente eleito da Federação Europeia de Atividade Física Adaptada e entre outubro de 2014 e junho de 2018 desempenhou o cargo de presidente da EUFAPA. Desempenha ainda as funções de IR em diferentes projetos de investigação internacionais financiados, tem publicados 11 livros, 28 capítulos de livros, 18 artigos em jornais nacionais e 80 artigos em jornais internacionais com revisão de pares. Desde 2019, ocupa de novo o cargo de diretor da FCDEF-UC.

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