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A Geografia das Migrações no Cinema (GMC)

Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 5

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação CCPFC/ACC - 104940/19

Preço 150€

Datas importantes

Data de Início 02.03.2023

Data de Fim 12.05.2023

Candidatura até 23.01.2023

Apresentação do curso

Neste curso pretende-se que os estudantes, num primeiro momento, adquiram conhecimentos sobre terminologia conceptual teórica no contexto temático da Geografia das Migrações, bem como sobre a realidade prática e/imigratória portuguesa.

Num segundo momento serão apresentados recursos fílmicos que foquem experiências migratórias, na relação do individuo migrante com o(s) espaço(s) e com a(s) sociedade(s) – origem e destino – numa lógica multiterritorial. Serão discutidos os conteúdos cinematográficos, associados à componente teórica e prática, assim como construídos instrumentos de trabalho cujo objetivo principal é o de explorar o filme enquanto recurso didático válido para o processo de ensino-aprendizagem em contexto de sala de aula.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/6421

Destinatários

Professores de Geografia ou de outras áreas do saber relacionadas com o tema do curso.

Fatores de diferenciação

Este curso tem como diferencial o facto de introduzir uma forma de expressão artística num contexto “científico” de sala de aula. A ideia é que os estudantes sejam educados para a análise geográfica do território em situações além da escola e da rigidez programática.

Além disso dota o professor de instrumentos de trabalho para a visualização de filmes e potencial relação com os conteúdos letivos.

Objetivos

  • Conhecer teorias na temática da geografia das migrações (conceitos, teorias e modelos);
  • Analisar as características dos diversos ciclos migratórios portugueses - séc.XX e XXI;
  • Refletir sobre o papel dos imigrantes na sociedade e na paisagem portuguesa;
  • Identificar e analisar recursos fílmicos com interesse para explorar em contexto de sala de causa;
  • Construir instrumentos de trabalho relacionando a perspetiva cinematográfica com os conteúdos teóricos em geografia das migrações.

Em termos de competências a adquirir, espera-se que no final do curso os estudantes sejam capazes de utilizar o filme como instrumento de trabalho em contexto didático de sala de aula.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Terminologia, teorias e modelos em Geografia das Migrações

Módulo 2. Cais de partida, cais de chegada na Geografia da e/imigração portuguesa

Módulo 3. Os recursos fílmicos e a ciência geográfica: ficção na ciência, ciência ficcionada na sala de aula

Módulo 4. As experiências migratórias retratadas em filme: análise de várias obras e construção de instrumentos de visualização, análise e discussão fílmica

Metodologia

O Curso de “A geografia das migrações no cinema. Abordagem didática em contexto de sala de aula” organiza-se em quatro módulos letivos num total de 54 horas, correspondentes a 2 ECTS (2,2 créditos CCPFC), sendo lecionado em sistema de ensino a distância, com totalidade das sessões realizadas a distância apoiadas pela plataforma Moodle, não implicando a participação em sessões presenciais.

A metodologia deste curso tem por base uma aprendizagem ativa do estudante, cujo processo de aprendizagem assenta na apropriação dos conteúdos e recursos de apoio disponibilizados na plataforma para estudo das matérias, e na realização das diversas atividades que vão sendo propostas.

Para cada módulo está previsto um método de trabalho individual independente, assente na leitura, análise e tratamento de informação escrita e/ou fílmica.

Avaliação

O processo de avaliação tem por base um modelo de avaliação contínua, com carácter sumativo, realizada a partir da execução de atividades específicas em cada módulo. Estas atividades servem de base à construção de um “Caderno de Materiais – Análise Fílmica em Geografia das Migrações”, que tem um carácter quantitativo e um peso de 100% da nota final, agregando as várias atividades incluídas na planificação do curso ao longo dos módulos.

A aprovação dos estudantes depende da realização de todas as atividades a integrar no Caderno.

Quaisquer situações particulares de avaliação, como eventuais entregas de trabalhos fora de prazo, serão analisadas e definidas pela Coordenadora do curso.

O estudante que conclua o curso com o mínimo de 5 valores recebe um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, expresso na escala regulamentada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nos termos da carta circular n.º3/2007 (insuficiente – 1 a 4,9 valores; regular – 5 a 6,4 valores; bom – 6,5 a 7,9 valores; muito bom – de 8 a 8,9 valores e excelente – de 9 a 10 valores). Não serão certificados os estudantes que, no final da ação, não obtenham uma classificação mínima de 5 valores.

Para efeitos previstos no n.º1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 200 e 420.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico de Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira dos Professores dos Grupos 200 e 420.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Maria de Fátima Grilo Velez de Castro

Fátima Velez de Castro é Licenciada em Geografia (Especialização em Ensino), Mestre em Estudos Europeus e Doutora em Geografia. Trabalha como Professora Auxiliar no Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra, onde é Subdiretora da Licenciatura em Geografia e Coordenadora da Mobilidade da FLUC. É investigadora no CEGOT (membro Integrado), sendo os seus principais temas de investigação e trabalho: Geografia das Migrações; Geografia Social, Paisagem e Territórios de Baixas Densidades; Geografia Cultural e Cinema; Ensino da Geografia.

Condições de acesso e ingresso

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