/ Cursos / Cursos com candidaturas abertas

Introdução à programação em Processing (IPP)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 3

N.º de horas 81 horas

N.º de ECTS 3

Acreditação N/A

Preço 250€

Datas importantes

Data de Início 12.04.2023

Data de Fim 10.07.2023

Candidatura até 01.03.2023

Apresentação do curso

O curso “Introdução à Programação em Processing” realiza-se a distância e pretende estimular a apropriação de conceitos básicos de programação bem como desenvolver competências que permitam aos estudantes a criação de programas utilizando algumas funcionalidades da linguagem Processing.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/8601

Destinatários

Este curso destina-se a qualquer pessoa que tenha concluído o Ensino Secundário e com interesse na temática da linguagem Processing.

Fatores de diferenciação

A modalidade totalmente a distância desta formação permite que a mesma se torne acessível a um vasto leque de interessados, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

Tratando-se de um curso de curta duração de iniciação à temática, a formação fornecerá bases úteis aos interessados em aprofundar posteriormente os seus conhecimentos.

O facto de a formação ser em língua portuguesa, abre o espaço a todos os eventuais estudantes do mundo lusófono, uma vez que a maioria dos materiais existentes sobre Processing é em língua inglesa.

A equipa docente é especializada em formação a distância e com larga experiência no ensino da programação, nomeadamente usando a linguagem Processing.

Objetivos

O objetivo principal deste curso é permitir aos participantes dominar os conceitos básicos de programação e torná-los capazes de compreender e criar programas de pequena e média complexidade, utilizando a linguagem Processing.

No final deste curso, os estudantes deverão ser capazes de:

  • Reconhecer funcionalidades básicas da linguagem Processing;
  • Saber utilizar as funcionalidades da linguagem Processing para criar programas de baixa e média complexidade.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução

  • 1.1 - Contextualização
  • 1.2 - Processing IDE e Instalação
  • 1.3 - Primitivas Gráficas

2. Animação

  • 2.1 - Funções setup() e draw()
  • 2.2 - Velocidade e direção

3. Interação

  • 3.1 - Utilização do rato
  • 3.2 - Mapeamento do rato
  • 3.3 - Localização e clique
  • 3.4 - Teclado

4. Programação Orientada a Objetos

  • 4.1 - Conceitos Básicos
  • 4.2 - Arrays

5. Texto e Imagem

  • 5.1 - Tipografia
  • 5.2 - Conceitos básicos sobre imagens
  • 5.3 - Classe PImage

6. Vídeo

  • 6.1 - Biblioteca Vídeo
  • 6.2 - Classe Movie
  • 6.3 - Classe Capture

7. Som

  • 7.1 - Biblioteca Sound
  • 7.2 - Classe SoundFile
  • 7.3 - Classe AudioIn
  • 7.4 - Classe Amplitude
  • 7.5 - Classe FFT

8. Integração de conhecimentos

  • 8.1 - Exemplo integrador
  • 8.2 - Tweening
  • 8.3 - Temporizadores
  • 8.4 - Transformações Geométricas
  • 8.5 - ArrayLists

Metodologia

O curso será realizado a distância, sendo baseado em técnicas de e-learning. Serão disponibilizados materiais de vários tipos que permitam aos participantes compreender os conceitos básicos de programação. Serão propostas diversas atividades que lhes permitam utilizar esses conceitos na resolução de problemas, promovendo-se assim o desenvolvimento da sua capacidade de programação. Serão igualmente propostas atividades que apelem à colaboração e interajuda entre os estudantes. Todas as atividades terão acompanhamento dos docentes.

Avaliação

A avaliação do curso levará em conta a participação dos estudantes nas atividades (30%) e os trabalhos realizados ao longo do curso (70%). A classificação será atribuída numa escala qualitativa com 4 níveis de aprovação (para disciplinas de cursos NCG).

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

António José Mendes

Coordenador

António José Mendes é doutorado em Engenharia Informática e é Professor Associado com Agregação no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, onde leciona cursos de programação.
Os seus interesses de investigação centram-se na Aprendizagem em Ciências da Computação, com especial ênfase na área da Programação, e em Ensino a Distância. Desenvolve investigação no grupo Cognitive and Media Systems do CISUC. É autor / co-autor de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais.

Amílcar Cardoso

Professor Catedrático da Universidade de Coimbra, onde ensina Inteligência Artificial, Criatividade Computacional, Programação para Design, Design de Som e outros tópicos. Doutoramento e Agregação em Eng. Informática pela Universidade de Coimbra. É membro do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC) [https://www.cisuc.uc.pt/en], unidade de investigação financiada pela FCT e classificada como Excelente. É presentemente Vice-Presidente da Direção do Instituto Pedro Nunes (IPN) [https://www.ipn.pt]. Desenvolveu trabalho pioneiro em Criatividade Computacional nos anos 90, tendo desde então assumido um papel ativo na área, incluindo o envolvimento em dois projetos europeus nessa área: ProSECCo (2013-2016) [http://prosecco-network.eu] e ConCreTe (2014-2016) [http://conceptcreationtechnology.eu]. Os seus interesses de investigação atuais incluem fusão conceptual, sonificação de dados, IA na composição musical e música interativa.

Pedro Martins

Doutorado em Engenharia Informática, com especialização em Visão por Computador, e Professor Auxiliar da Universidade de Coimbra, membro do Cognitive and Media Systems Group do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação repartem-se por áreas como a Visão por Computador, Criatividade Computacional, Sonficação de Dados e Design e Arte Computacionais. Dentro destas áreas, tem desenvolvido vários trabalhos e participado em vários projetos nacionais e internacionais. É autor de mais de 70 publicações em revistas científicas e conferências internacionais, com revisão por pares, tendo integrado vários comités de programa e participado na organização de diversas conferências internacionais. Atualmente, desempenha funções de coordenador da Licenciatura em Design e Multimédia da Universidade de Coimbra.

Condições de acesso e ingresso

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO