/ Cursos / Cursos com candidaturas abertas

Microsoft Excel no suporte à tomada de decisão (ME)

Unidade Orgânica Faculdade de Economia (FEUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 11

N.º de horas 81 horas

N.º de ECTS 3

Acreditação N/A

Preço 280€

Datas importantes

Data de Início 15.03.2023

Data de Fim 14.06.2023

Candidatura até 23.01.2023

Apresentação do curso

O Microsoft Excel, apesar de ser conhecido como uma “folha de cálculo”, é na realidade uma ferramenta bem mais poderosa do que a maior parte das pessoas imagina. A sua flexibilidade e simplicidade de utilização tornam-no numa escolha de eleição quer para a gestão e tratamento de dados num contexto empresarial quer para a realização de tarefas simples do dia a dia.

Apesar da sua vocação natural para tarefas relacionadas com cálculo numérico, o Excel permite a manipulação de diversos tipos de dados (datas, horas, texto), permitindo de forma rápida e fácil a criação de gráficos e diagramas, a automatização de tarefas, a organização de listas e de tabelas, a criação de listas para criação de documentos em série, a importação de dados das mais diversas fontes, a criação de documentos em ambiente colaborativo.

Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para que se tornem utilizadores competentes do Excel por forma a que sejam capazes de, no futuro, resolver de forma autónoma novos desafios com que sejam confrontados.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4901

Destinatários

Profissionais de todas as áreas de atividade que necessitam de trabalhar com dados de natureza diversa: profissionais liberais, empresários, docentes de qualquer nível de ensino.

Estudantes de cursos de licenciatura, mestrados, doutoramentos ou pós-graduações.

Fatores de diferenciação

Metodologia de ensino totalmente a distância.

Qualidade dos materiais pedagógicos a disponibilizar, fruto de uma larga experiência na docência destas matérias ao longo de quase duas décadas a públicos com características muito diversificadas.

Apoio tutorial individualizado.

Incentivo à utilização e resolução de problemas reais trazidos pelos participantes.

Objetivos

No final do curso os participantes deverão ser capazes de utilizar o Microsoft Excel a um nível avançado, como apoio na tomada de decisão, sendo capazes de estruturar uma folha de cálculo e usá-la na resolução de problemas.

Competências a desenvolver pelos estudantes:

  • Organizar e estruturar dados numa folha de cálculo.
  • Conceber e implementar folhas de cálculo para análise de dados.
  • Automatizar tarefas simples.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Introdução ao Excel

Módulo 2. Construção da folha de cálculo e Operações Básicas

Módulo 3. Utilização de Funções e Fórmulas

Módulo 4. Construção de gráficos

Módulo 5. Gestão de dados

Módulo 6. Análise de dados I

Módulo 7. Análise de dados II

Módulo 8. Utilização do Excel em ambiente colaborativo

Módulo 9. Utilização de Macros

Metodologia

O curso de Microsoft Excel no suporte à tomada de decisão está organizado em módulos letivos sequenciais, com objetivos, conteúdos e atividades específicas. O processo de ensino-aprendizagem efetiva-se através da apropriação dos conteúdos, disponibilizados na plataforma para estudo das matérias, e da realização das atividades propostas.

Em cada módulo são disponibilizados, além dos conteúdos, ficheiros de apoio e vídeos demonstrativos de procedimentos práticos que complementam os conteúdos e apoiam na realização das atividades.

Ao longo de todo o curso estará presente um fórum geral onde os estudantes podem discutir temas gerais no âmbito do curso, lançar debates e partilhar experiências. Através deste fórum, e também das restantes ferramentas de comunicação disponíveis na plataforma, será realizado um acompanhamento pela docente do curso que apoiará a realização das atividades e também no esclarecimento de dúvidas.

O curso é realizado totalmente a distância, com o apoio da plataforma moodle, não implicando a participação dos estudantes em sessões presenciais. O acesso à plataforma faz-se de forma flexível, permitindo que os estudantes organizem e adequem os seus horários de trabalho em função das atividades que lhe são propostas. As interações entre estudantes e equipa docente estabelecem-se de forma assíncrona, não exigindo a presença simultânea dos diferentes interlocutores na plataforma.

Avaliação

No âmbito da avaliação formativa, os estudantes serão convidados a realizar atividades ao longo do curso que pretendem não só identificar dificuldades que possam estar a ser sentidas no processo de aprendizagem e encontrar soluções, mas também que pretendem cimentar a ligação existente entre os estudantes e entre estes e a docente. Estas atividades passarão pela participação em fóruns, descrição de problemas reais para os quais pretendam encontrar resposta, entre outros.

A cada módulo irá corresponder um momento de avaliação sumativa concretizado através de uma atividade final de caráter obrigatório. A avaliação final de cada estudante terá em conta a participação nas atividades e os resultados obtidos nas atividades propostas ao longo do curso e será expressa numa escala qualitativa.

A classificação final do curso será expressa na escala qualitativa: Aprovado, Aprovado com Bom, Aprovado com Bom com Distinção e Aprovado com Muito Bom.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Joana Matos Dias

Coordenador

Professora Associada com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC-Coimbra).

É Licenciada em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Mestre em Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Quantitative Finance pela University of London e Doutorada em Organização e Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

É autora ou co-autora de mais de 60 publicações em revistas, capítulos de livros e atas de congressos com arbitragem pelos pares. Faz arbitragem de artigos para várias publicações nacionais e internacionais.

Tem uma experiência na docência de mais de 20 anos, lecionando unidades curriculares nas áreas da Informática, Investigação Operacional, Análise de Investimentos, Modelação em Gestão e Logística a diferentes graus de ensino (licenciaturas, mestrados, doutoramentos, MBA).

Condições de acesso e ingresso

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO