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Metodologia Qualitativa de Investigação Científica (MQLIC)

Unidade Orgânica Faculdade de Economia (FEUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 13

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação N/A

Preço 200€

Datas importantes

Data de Início 09.11.2022

Data de Fim 24.01.2023

Candidatura até 25.09.2022

Apresentação do curso

A análise de dados qualitativos tem vindo a reafirmar-se nos últimos anos, havendo um crescente interesse em áreas não confinadas unicamente às ciências sociais e humanas. Pelo menos dois motivos deverão contribuir para tal: o constante gerar de novos dados, de novas fontes de dados, ou o respetivo acesso aos mesmos, assim como as novas possibilidades que são oferecidas pela microcomputação. Nesse sentido, não obstante a importância dos elementos textuais, a análise de dados qualitativos recorre cada vez mais a um conjunto diversificado de formatos. Metodologicamente, estas alterações levantam vários desafios, desde logo porque implicam um reinventar ou ajustamento das técnicas de análise de dados que sirvam outros formatos. Depois, porque os preceitos metodológicos tradicionais continuam a necessitar de ser respondidos. Referem-se fatores como a objetividade, a neutralidade, transparência, exaustividade, entre vários outros.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/7441

Destinatários

O curso destina-se preferencialmente a estudantes de graduação ou pós-graduação que pretendam obter conhecimentos em termos de metodologia e de prática de investigação científica na análise de dados qualitativos assistida por computador.

Docentes, investigadores, quadros superiores de empresa e especialistas de diferentes áreas (e.g. marketing, pesquisa de mercado, recursos humanos, sondagens de opinião entre outros), que utilizem ou pretendam vir a utilizar uma aplicação informática para a análise de dados qualitativos ou métodos mistos de investigação também poderão encontrar neste curso informação útil para as suas atividades.

Fatores de diferenciação

Este curso agrega uma componente de formação teórica sólida com a operacionalização de um alargado conjunto de tarefas e de atividades através de uma aplicação de referência como o MAXQDA. O MAXQDA é uma referência a nível mundial, sendo recorrentemente mencionada quando se solicita o domínio da análise de dados qualitativos com suporte computacional.

O conjunto de recursos que será disponibilizado aos participantes, o facto de se tratar de uma aplicação que é uma importante ferramenta de trabalho, desde logo para o armazenamento e gestão da própria informação em formato digital.

O conjunto de valências e possibilidades que serão introduzidas no curso, não se cingindo o mesmo à análise de elementos textuais unicamente.

O enfoque cuidado nos procedimentos sistemáticos de análise de dados e tratamento de dados, permitindo a aquisição de princípios metodológicos que devem ser aplicados em qualquer situação, independentemente da aplicação informática em utilização.

As possibilidades que são facultadas pelo recurso à microinformática nesta área, desde logo na consulta e exploração de dados.

A gama de metodologias que é possível operacionalizar através do MAXQDA, dado que esta é uma aplicação cujo desenvolvimento respeita os preceitos da investigação científica.

Recurso a uma modalidade totalmente a distância que permite uma maior flexibilidade na gestão das aprendizagens e de horários.

A facilidade de utilização associada ao MAXQDA, aplicação à qual está associada uma curva de aprendizagem muito rápida, permitindo aos seus utilizadores uma maior atenção às metodologias de investigação do que a aspetos relativos a complicadas ou intricadas operações para a realização de tarefas simples, tal como sucede como várias outras aplicações.

Objetivos

O objetivo principal deste curso será o de dar a conhecer aos estudantes as abordagens qualitativas de tratamento de dados, centrando a atenção na análise de textos, mas facultando ferramentas para a análise de outros suportes. Pretende-se familiarizar os estudantes com processos dedutivos e indutivos de classificação e de tratamento de dados qualitativos, ensaiar procedimentos analíticos que conduzem à quantificação de dados qualitativos, distinguindo-os dos procedimentos que visam um tratamento estritamente qualitativo. Serão operacionalizadas várias das tarefas envolvidas nas atividades de investigação qualitativa através do recurso a uma aplicação informática, incluindo a própria gestão da informação. Depois de completar este curso, o estudante estará preparado para desenhar um projeto de investigação que recorra a análise de dados qualitativos.

Competências a desenvolver pelos estudantes:

  • Compreensão dos aspetos metodológicos e conceptuais associados à análise de dados qualitativos;
  • Obtenção de informação sobre os aspetos específicos que se associam à análise de dados qualitativos;
  • Descrição dos passos envolvidos no desenho de um projeto de investigação de dados qualitativos;
  • Desenvolvimento de competências na recolha, organização e gestão de dados qualitativos;
  • Análises exploratórias de dados;
  • Elaboração de categorias e sistemas de codificação;
  • Organização e classificação de dados não estruturados;
  • Avaliação da consistência e fidelidade dos processos de codificação;
  • Operacionalização das possibilidades existentes em termos da categorização de dados qualitativos;
  • Elaboração e aplicação de modelos de relacionação de categorias e operacionalização de hipóteses;
  • Familiaridade com ferramentas para construção de teoria na análise de dados qualitativos e na apresentação de resultados de investigação;
  • Manipulação de uma aplicação específica que permite aplicar estas mesmas competências.

Conteúdos Programáticos

Este curso estrutura-se em cinco módulos:

Módulo 1. Introdução à Análise de Dados Qualitativos

Módulo 2. Momentos da Análise Qualitativa de Dados

Módulo 3. O Modelo da Análise de Conteúdo ou Análise Categorial

Módulo 4. O modelo da Teoria Ancorada

Módulo 5. Análise de Dados Qualitativos Assistida por Computador

Metodologia

O curso Metodologia Qualitativa de Investigação Científica tem uma carga horária de 54 horas realizadas totalmente à distância. Estruturado em cinco módulos sequenciais, este curso contempla, por um lado, uma abordagem teórico-conceptual de enquadramento, e, por outro, a prática da análise qualitativa assistida por computador, havendo espaço para a operacionalização de conhecimentos através de recurso à aplicação de análise de dados MAXQDA.

Como a análise de dados qualitativos assenta num processo de construção de teoria, e dado que existe uma miríade de elementos que podem ser alvo de análise, será dada especial procedência à metodologia de investigação em torno de elementos textuais (i.e. entrevistas, grupos de discussão, recolhas de imprensa, textos de outras fontes, relatórios, entre outros). Em cada módulo serão propostas diversas atividades de aplicação dos conhecimentos (individuais e colaborativas). No último módulo, haverá lugar para o desenvolvimento de um projeto individual de análise de dados qualitativos. Tal permitirá a cada estudante implementar tarefas de acordo com os seus interesses específicos sob supervisão da equipa docente.

A comunicação será, maioritariamente, assíncrona, podendo o estudante aceder e participar no curso em qualquer horário (dentro das balizas temporais definidas no cronograma), a partir de qualquer local em que tenha acesso à Internet. Serão propostos momentos síncronos (recomendáveis, mas de natureza facultativa) para esclarecimento de dúvidas e interação da comunidade de aprendizagem.

Nota: a todos os estudantes será facultada uma licença para acesso à aplicação MAXQDA sem limitações e para lá do período experimental predefinido para todos os utilizadores. A duração da licença abarcará, assim, todo o período do curso e respetivas atividades. Dessa forma, garante-se uma utilização da aplicação durante um intervalo de tempo relativamente extenso, ajustável às necessidades individuais de investigação ou de trabalho.

Avaliação

Neste curso, a avaliação é contínua e sumativa, concretizada a partir da realização de exercícios de aplicação e consolidação. O peso de cada atividade na classificação final é ponderado, variando em função do volume de trabalho requerido para cada atividade individualmente.

Para efeitos de aproveitamento do curso e respetiva certificação, cada estudante terá de completar ao longo dos módulos as atividades solicitadas.

O aproveitamento fica sujeito à obtenção de um mínimo de 10 valores (escala de 1 a 20 valores).

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Maria Paula Abreu Pereira Silva

Coordenadora

Paula Abreu é doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, coordenadora do Mestrado em Sociologia e co-coordenadora do doutoramento de Discursos: Cultura, História e Sociedade. Docente responsável de diversas unidades curriculares de métodos e técnicas de investigação quantitativa e qualitativa ao longo da sua carreira, é atualmente responsável pelo Laboratório de Métodos, do Mestrado em Sociologia, e pela unidade curricular de Metodologia de investigação Sociológica, do Doutoramento em Sociologia. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq). Os seus interesses de investigação focam-se nos domínios da produção e do consumo culturais, das políticas culturais, das culturas urbanas, do turismo, do património imaterial e das culturas populares.

Francisco Pedrosa Simões e Silva Freitas

Francisco Freitas é um investigador especializado em análise e tratamento de dados. Ao longo dos anos, tem integrado diversas equipas multidisciplinares de investigação, detendo uma alargada experiência em métodos de investigação quantitativos e qualitativos. A sua prática de investigação inclui todas as fases do processo de recolha, gestão e análise de dados, em conjunto com tarefas de mapeamento e análise espacial de dados. Trabalha regularmente como docente de métodos e técnicas, formador e consultor em Portugal e no estrangeiro. Em paralelo com as suas atividades de investigação, colabora desde 2010 com a Verbi GmbH no desenvolvimento da versão portuguesa do MAXQDA.

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