/ Cursos / Cursos previstos

Poluição e Controlo de Emissões Gasosas (PCEG)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 3

N.º de horas 60 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação N/A

Preço 300€

Datas importantes

Data de Início Ano Letivo 2022-23

Data de Fim

Candidatura até brevemente

Apresentação do curso

Há várias décadas que é reconhecido que a poluição atmosférica provoca danos à saúde humana e ao meio ambiente. A poluição atmosférica está associada à presença de uma mistura de compostos tóxicos, lançados no ar ou resultantes de reações químicas, que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera. Estes compostos, poluentes, podem ter maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, concentração na massa de ar em causa e condições meteorológicas. Entre os poluentes mais preocupantes em termos de saúde pública, as partículas têm vindo a merecer uma atenção especial decorrente do seu impacte na saúde das populações, que pode variar de perturbações ligeiras no sistema respiratório até à morte prematura, dependendo da sua concentração e tempo de exposição. As partículas primárias são emitidas diretamente para a atmosfera a partir de fontes fixas que resultam essencialmente da atividade industrial e fontes móveis, como o tráfego automóvel. Assim, é importante que as instalações industriais possuam sistemas de tratamento de efluentes gasosos eficazes para diminuir significativamente as emissões de substâncias tóxicas, nomeadamente partículas designadas como PM10 (fracção grosseira) e PM2.5 (fracção fina), SOx, NOx e gases ácidos, contribuindo deste modo para a melhoria da qualidade do ar.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/4261

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Engenharia e outros profissionais com curso superior na área das ciências com interesse no controlo da poluição atmosférica proveniente da atividade industrial.

Fatores de diferenciação

A presente proposta de curso tem como objetivo principal fornecer ao público-alvo uma panorâmica da poluição atmosférica e ferramentas de cálculo de engenharia para dimensionar equipamentos usualmente utilizados no controlo das emissões gasosas associadas a atividades industriais. Desconhece-se outra proposta formativa na área do controlo da poluição atmosférica, na modalidade de ensino a distância, à disposição de todo o mundo lusófono.

Objetivos

  • Sensibilizar para o impacte da poluição atmosférica nos ecossistemas em geral e na saúde humana em particular;
  • Analisar os tipos de poluição e de poluentes atmosféricos;
  • Analisar formas de monitorização e medição de poluentes gasosos;
  • Disponibilizar fontes de informação acerca dos constrangimentos legais aplicáveis a nível industrial;
  • Fornecer conceitos básicos de meteorologia, estabilidade atmosférica e transporte de poluentes;
  • Fornecer as ferramentas necessárias a nível de conceitos teóricos e procedimentos de cálculo com vista à seleção e dimensionamento de equipamento para o tratamento de efluentes gasosos industriais;
  • Discutir a importância da integração de tecnologias para resolver problemas mais complexos.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1. Poluição atmosférica

  • Tema 1.1 - Introdução
  • Tema 1.2 - Composição e estrutura da atmosfera
  • Tema 1.3 - Principais poluentes atmosféricos e tipos de poluição atmosférica
  • Tema 1.4 - Efeitos da poluição
  • Tema 1.5 - Unidades

Módulo 2. Medição das emissões e avaliação da qualidade do ar

  • Tema 2.1 - Medição das emissões gasosas
  • Tema 2.2 - Factores de emissão
  • Tema 2.3 - Qualidade do ar ambiente
  • Tema 2.4 - Legislação

Módulo 3. Meteorologia e Dispersão Atmosférica

  • Tema 3.1 - Conceitos básicos de meteorologia
  • Tema 3.2 - Estabilidade e instabilidade da atmosfera
  • Tema 3.3 - Fatores que afetam a dispersão dos poluentes
  • Tema 3.4 - Modelação matemática da dispersão dos poluentes

Módulo 4. Tecnologias de controlo de emissões gasosas

  • Tema 4.1 - Conceitos básicos e estratégias de controlo da poluição atmosférica
  • Tema 4.2 - Classificação e seleção dos equipamentos de controlo de emissões gasosas
  • Tema 4.3 - Mecanismos de recolha de partículas
  • Tema 4.4 - Tecnologias para remoção de partículas e gases: câmaras de sedimentação, ciclones, precipitadores electrostáticos, filtros de mangas e lavadores de gases.

Metodologia

O curso realiza-se totalmente a distância, sendo que todos os conteúdos programáticos serão disponibilizados através da plataforma de ensino a distância da UC. Cada um dos módulos tem um objetivo específico, estando previstas avaliações de acordo com uma calendarização pré-estabelecida. A aprendizagem dos conteúdos deve ser sequencial, com alguma flexibilidade e pressupondo que o estudante tem uma atitude ativa durante o processo de aquisição de competências.

Para cada módulo serão disponibilizados os recursos e/ou referências bibliográficas necessários, de modo a promover uma aprendizagem dinâmica e interativa e a realização das atividades propostas.

Desta forma, verifica-se uma interseção da metodologia expositiva e ativa ao longo deste curso.

Avaliação

A avaliação é contínua e sumativa. As atividades de aplicação dos conhecimentos adquiridos devem ser realizadas e submetidas na plataforma no espaço disponibilizado para o efeito.

Cada um dos 4 módulos que compõem o curso será avaliado através de 2 ou 3 atividades.

A classificação final é obtida a partir da ponderação das avaliações nos módulos 1 a 4.

Conforme a classificação final obtida, os estudantes serão classificados qualitativamente, considerando a seguinte escala: excelente (19-20 valores); muito bom (16-18 valores); bom (14-15 valores); satisfaz (10-13 valores) e não satisfaz. A ponderação de cada módulo é realizada em função dos ECTS associados.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Licínio Ferreira

Coordenador

Doutorado em Engenharia Química na especialidade de Processos Químicos pela Universidade do Porto em 1994, é, desde 1993, docente na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Leciona disciplinas de processos de separação, fenómenos de interface e tratamento de efluentes líquidos e gasosos. É membro integrado do Centro de Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta (CIEPQPF) dedicando a sua investigação ao tratamento/valorização de efluentes com processos de adsorção e de membrana, controlo da poluição gasosa e captura de dióxido de carbono. Tem também desenvolvido ferramentas multimédia e simuladores para o ensino de engenharia química, com recurso a tecnologias Web/Internet, nomeadamente nos domínios da instrumentação industrial e dos processos químicos. É autor de mais de 80 publicações em revistas internacionais com arbitragem científica e mais de 70 comunicações em conferências científicas.

Margarida Quina

Licenciatura em 1992, Mestrado em 1997 e Doutoramento em Engenharia Química na especialidade de Reatores Químicos pela Universidade de Coimbra, em 2006. Desde 1993 é docente no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Leciona disciplinas nas áreas da reação química, ambiente (gestão e tratamento de resíduos, efluentes líquidos e efluentes gasosos) e sustentabilidade. A investigação é desenvolvida sobretudo como membro integrado do Centro de Engenharia dos Processos Químicos e Produtos da Floresta (CIEPQPF), no grupo de separação, reação, termodinâmica e ambiente (GERST), designadamente ao nível do tratamento/valorização de resíduos sólidos e efluentes, e na remediação de solos. Tem desenvolvido simuladores para o ensino de engenharia química, com recurso a tecnologias Web/Internet, nomeadamente nos domínios da reação química. É autor/coautor de mais de 80 publicações em revistas internacionais com arbitragem, 10 capítulos de livro, e mais de 100 comunicações em congressos internacionais.

Condições de acesso e ingresso

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO