/ Cursos / Outros cursos realizados

Computadores em Química (CQ)

Unidade Orgânica Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC)

Tipo de Formação Curso não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 3

N.º de horas 54 horas

N.º de ECTS 2

Acreditação N/A

Preço 200€

Datas importantes

Data de Início

Data de Fim

Candidatura até

Apresentação do curso

A utilização de computadores é hoje em dia transversal a todas as áreas do saber.

Em Química, os computadores são usados em diversas tarefas, além das mais comuns (correio eletrónico, escrita de texto e pesquisa na internet):

i) tratamento de dados experimentais e representação gráfica;

ii) resolução de problemas algébricos e numéricos;

iii) visualização e representação molecular;

iv) modelação e simulação molecular.

Este curso centra-se nos três primeiros pontos, os quais são fundamentais em diversas áreas da Química e, em particular, para uma abordagem à simulação molecular.

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/PT/course/5321

Destinatários

O curso Computadores em Química destina-se sobretudo a diplomados em Química e áreas afins. Contudo, poderá ser também útil para atuais estudantes de licenciatura e mestrado que pretendam adquirir formação específica na temática do curso.

Fatores de diferenciação

Utilização de ferramentas computacionais de acesso livre (gratuitas).

A metodologia de ensino a distância permite que o curso seja acessível a um conjunto diversificado de pessoas interessadas, independentemente da sua localização geográfica e horário laboral.

Os conteúdos programáticos oferecidos vêm colmatar lacunas frequentemente encontradas em profissionais da área da Química e afins.

A equipa docente tem uma larga experiência de lecionação das matérias do curso.

Objetivos

Este curso tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências para a utilização de computadores na resolução de problemas de Química.

Espera-se que no final do curso os estudantes tenham desenvolvido competências na utilização de folhas de cálculo, na utilização de programas para a resolução algébrica e numérica de problemas e na utilização de programas para a representação de estruturas moleculares.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1

Instalação do software usado ao longo do curso

Módulo 2

Revisões de matemática e representação gráfica

Módulo 3

Folhas de cálculo

Módulo 4

Ambientes computacionais algébricos

Módulo 5

Métodos numéricos em Química: mínimos quadrados, derivadas numéricas, cálculo numérico de integrais, integração numérica de equações diferenciais

Módulo 6

Ambientes computacionais numéricos

Módulo 7

Representação molecular

Metodologia

O curso Computadores em Química tem uma carga horária de 54 horas realizadas totalmente a distância com o apoio da plataforma moodle. É composto por sete módulos organizados sequencialmente, com objetivos, conteúdos, atividades e avaliações específicas em cada módulo. Cada módulo tem uma calendarização própria, com datas específicas, permitindo flexibilidade de horários e gestão do trabalho, dentro dos prazos definidos.

A aquisição de conhecimentos assenta na participação ativa do estudante, tendo por base conteúdos teóricos e práticos, disponibilizados ao longo de cada módulo, em diversos formatos. Entre outros, destacam-se os textos teóricos com a apresentação de conceitos, vídeos explicativos e demonstrativos, esquemas interativos, e disponibilização de software de acesso livre e gratuito para representação gráfica, organização e tratamento de dados numéricos (por exemplo, laboratoriais), resolução algébrica e numérica de problemas com interesse químico e manipulação de estruturas moleculares.

O estudante tem à sua disposição todo um conjunto de ferramentas assíncronas (fóruns, mensagens) que o auxiliam na construção da aprendizagem, esclarecimento de dúvidas e partilhas.

Está prevista uma sessão síncrona, não obrigatória, para auxiliar no processo de instalação e validação do software usado ao longo do curso. Poderá também haver uma sessão síncrona final para o esclarecimento de dúvidas.

Avaliação

Para o curso de Computadores em Química estão previstas 2 modalidades de avaliação:

a) avaliação contínua – prevê a realização de atividades diversas propostas ao longo dos módulos;

b) avaliação final – prevê a realização de uma atividade final integradora.

A avaliação contínua tem um peso de 50% no cálculo da classificação final do estudante; os restantes 50% são atribuídos à atividade integradora

A execução das atividades deve respeitar os prazos estabelecidos no respetivo cronograma do curso.

A classificação final no diploma será expressa nas Escalas Quantitativa (0-20) e Qualitativa (Suficiente, Bom, Muito Bom e Excelente), em conformidade com as correspondências definidas no Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Jorge Manuel Campos Marques

Coordenador

Jorge M. C. Marques é doutorado em Química Teórica pela Universidade de Coimbra. Desde 1995, tem lecionado várias disciplinas da área da Química, incluindo disciplinas com uma forte componente computacional. Em particular, tem sido o responsável pela disciplina de Informática Geral da Licenciatura em Química. O seu domínio de investigação centra-se na Química Computacional e Modelação Molecular. Publicou cerca de 50 artigos em revistas internacionais e atas de congressos, sendo na sua quase totalidade indexadas no Science Citation Index. O seu índice-h é presentemente de 15. Foi coordenador Erasmus do Departamento de Química, entre 2008 e 2014. Atualmente é membro da Comissão Científica e subdiretor do Departamento de Química.

Paulo Eduardo Martins de Castro Neves de Abreu

Professor Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Coimbra é doutorado em Química Teórica pela mesma universidade, tendo a sua tese incidido no cálculo de estrutura eletrónica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Química Geral, Elementos de Quimioinformática, Informática Geral, Modelação e Simulação Molecular. É o responsável pela gestão e configuração de vários clusters de computadores, tanto educacionais como científicos. A sua atividade científica versa o cálculo de propriedades moleculares recorrendo a cálculos de estrutura eletrónica, simetria molecular e suas consequências, química orgânica computacional e computação de alto desempenho (HPC).

Condições de acesso e ingresso

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de utilização. Ao navegar aceita a política de cookies.
OK, ACEITO