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Português Língua Estrangeira A1 (PLEA1)

Unidade Orgânica Faculdade de Letras (FLUC)

Tipo de Formação Não conferente de grau

Modalidade de Formação Ensino a Distância (assíncrono)

Língua de Aprendizagem Português

N.º da Edição 2

N.º de horas 108 horas

N.º de ECTS 4

Acreditação N/A

Preço 250€

Datas importantes

Data de Início 19.10.2022

Data de Fim 13.02.2023

Candidatura até 11.09.2022

Apresentação do curso

O curso a distância, com a duração de 108 horas, divide-se em 9 módulos temáticos (antecedidos por um de ambientação à plataforma), contemplando atividades que visam o desenvolvimento de competências nas diferentes modalidades de uso da língua (recetivas e produtivas, do domínio da oralidade e da escrita), o reconhecimento das relações semânticas e formais entre unidades lexicais e a aprendizagem de estruturas gramaticais. Prevê-se que os/as estudantes ocupem entre 6 a 8 horas por semana nas atividades do curso, trabalhando quer autonomamente (leitura e audição de materiais e realização de tarefas e exercícios que compõem os módulos), quer acompanhados/as pelo/a docente (interação oral e escrita).

Aviso de Abertura:

https://apps.uc.pt/courses/EN/course/8581

Destinatários

Estudantes estrangeiros que pretendam iniciar o seu estudo da língua portuguesa (nível A1).

Fatores de diferenciação

O curso integra a oferta formativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a única instituição com mais de nove décadas de experiência no ensino de Português como Língua Estrangeira.

Funcionando integralmente em regime de e-learning, este curso poderá ser frequentado por estudantes em qualquer ponto do mundo, interessados em iniciar-se no estudo do português).

Objetivos

A formação a proporcionar neste curso é destinada a estudantes estrangeiros que pretendam alcançar um nível de iniciação de proficiência em língua portuguesa. Para além de desenvolver competências linguísticas que permitam comunicar em português, através de estruturas simples e léxico básico que visam satisfazer necessidades concretas, o curso permite, igualmente, adquirir conhecimentos sobre alguns aspetos da realidade e da cultura portuguesas.

Conteúdos Programáticos

O curso estrutura-se em 9 módulos temáticos:

  1. Identificação e caracterização pessoais
  2. Casa e meio-ambiente
  3. Alimentação
  4. Vida diária
  5. Tempos livres
  6. Viagens e deslocações
  7. Compras
  8. Serviços
  9. Saúde e higiene

Conteúdos gramaticais:

1. Classes de palavras (aspetos formais e semânticos)

  • Verbo: presente, pret. perfeito e imperfeito do indicativo; imperativo (afirm.); inf. impessoal; perífrases com inf.
  • Nome
  • Adjetivo
  • Determinante: artigo (def. e indef.), demonstrativo e possessivo
  • Pronome: pessoal (suj., reflexo, CI e com preposição), demonstrativo, possessivo e interrogativo
  • Advérbio
  • Preposição (contração com det.)

2. Sintaxe

  • Concordância
  • Ordens sintáticas não marcadas
  • Frases negativas e interrogativas
  • Frases simples e complexas: coordenadas e subordinadas com indicativo e infinitivo (causais; temporais; finais; completivas)

3. Léxico

  • Formação de palavras: derivação
  • Relações semânticas
  • Colocações

Metodologia

O curso a distância recorre fundamentalmente ao método ativo de ensino-aprendizagem, proporcionando aos/às estudantes a exposição a input linguístico relevante, bem como oportunidades de produção oral e escrita, com feedback corretivo. No contexto da apresentação de conteúdos gramaticais, recorrer-se-á, igualmente, ao método expositivo.

A comunicação é maioritariamente assíncrona, havendo pontualmente sessões síncronas por videoconferência (facultativas). As datas e horários das sessões síncronas são fornecidos no início do curso.

Avaliação

A avaliação é contínua com atividades formativas e sumativas de tipologia diversificada (formatos de teste com feedback automático, participação em fóruns e em wikis, submissão de ficheiros).

Em todos os blocos temáticos se preveem atividades formativas.

Preveem-se, ainda, cinco momentos de avaliação sumativa:

  1. no segundo bloco temático (com um peso de 20% na classificação final);
  2. no quarto bloco temático (20%);
  3. no sexto bloco temático (20%)
  4. no oitavo bloco temático (20%)
  5. no nono bloco temático (20%).

Os elementos de avaliação sumativa requererão a mobilização de competências produtivas e recetivas dos domínios da escrita e da oralidade.

Certificação

O estudante que conclua o curso com aprovação poderá requerer um diploma emitido pela Universidade de Coimbra, sujeito às taxas e emolumentos previstos. Informação detalhada disponível em www.uc.pt/academicos/propinas/emolumento.

Docentes

Cristina dos Santos Pereira Martins

Coordenadora

Professora Associada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística Aplicada pela mesma universidade com a tese Línguas em contacto: “saber sobre” o que as distingue. Análise de competências metalinguísticas de crianças mirandesas em idade escolar (2004). Tem desenvolvido investigação nas áreas do bilinguismo e contacto de línguas, aquisição/aprendizagem de L2, desenvolvimento metalinguístico, processamento psicolinguístico e avaliação neuropsicológica. No âmbito da atividade docente, tem lecionado disciplinas de Língua Portuguesa, quer como língua materna, quer como L2, Aquisição e Aprendizagem de L2, Psicolinguística, Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, Fonética, Fonologia e Morfologia do Português. É diretora do 2º ciclo em Português como Língua Segunda e Língua Estrangeira e foi codiretora dos Cursos de Português Língua Estrangeira da FLUC (2015-2018) . Foi, entre 2007 e 2009, coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA). Coordenadora, docente e autora do curso Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna realizado na modalidade a distância pela Universidade de Coimbra.

Isabel Santos

É Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutorada em Linguística Portuguesa pela mesma universidade, com a tese Norma e codificação. A produção linguístico gramatical portuguesa (2006). Tem desenvolvido investigação fundamentalmente nas áreas da variação e mudanças linguísticas, da historiografia gramatical e da aquisição / aprendizagem do português língua não materna. No âmbito da atividade docente (1.º, 2.º e 3.º ciclos), tem lecionado disciplinas de linguística portuguesa (fonética, fonologia, morfologia, variação linguística e história da língua) e de língua e comunicação oral no contexto dos cursos de português para estrangeiros lecionados na FLUC. É subdiretora do 2º ciclo / Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) e é membro do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Conceição Carapinha

Doutorada em Linguística Portuguesa, com a tese intitulada Contributos para a Análise da Linguagem Jurídica e da Interacção Verbal na Sala de Audiências (2006), é Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É investigadora do CELGA-ILTEC e tem desenvolvido investigação nas áreas da Linguística Jurídica, da Pragmática, da Análise do Discurso e da Linguística Textual e ainda da Tradução. No âmbito da atividade docente, leciona disciplinas de Língua Portuguesa, sobretudo relacionadas com os usos linguísticos, e é também docente do Curso Anual de Língua e Cultura Portuguesas para Estrangeiros. É codiretora do 2.º ciclo em Ensino de Português no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Entre 2011 e 2013 foi coordenadora científica do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA).

Tânia Ferreira

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) é doutorada em Linguística do Português: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Aquisição/aprendizagem do sistema de atribuição de género nominal em PLNM. Tem especial interesse pela investigação na área da Linguística Aplicada ao Ensino do português como língua não-materna, dando ainda apoio a Projetos de investigação desenvolvidos no Centro de Linguística Geral e Aplicada (CELGA-ILTEC) da FLUC. No que respeita à atividade docente, lecionou, entre 2013 e 2015, disciplinas de língua portuguesa como língua não materna em Pequim, na Universidade de Economia e Negócios Internacionais, estando, desde 2017, a lecionar nos cursos de português para estrangeiros da FLUC.

Carla Sofia da Silva Ferreira

Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Linguística portuguesa: investigação e ensino pela mesma universidade com a tese Usos do Particípio Passado duplo no Português Europeu Contemporâneo: padrões de variação numa amostra de população escolar (2012). Tem realizado investigação em Linguística portuguesa, nas áreas da dialetologia percetual, da variação linguística, da aquisição / aprendizagem de Português como língua não materna. Tem lecionado diversas disciplinas de Língua Portuguesa como L2 (FLUC) e, também, como L1 (1.º ciclo de Engenharia Informática – FCTUC). Na Escola Superior de Educação de Coimbra, lecionou Linguística portuguesa (fonética, fonologia, aquisição da língua). É uma das docentes do curso de ensino a distância da Universidade de Coimbra Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna. É investigadora do CELGA ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional).

Sara Sousa

Professora Auxiliar Convidada do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é doutorada em Língua Portuguesa: Investigação e Ensino pela mesma universidade com a tese Contributos para o estudo da refutação em Português Europeu Contemporâneo. Tem desenvolvido investigação nas áreas da Semântica, Pragmática, Tradução e Linguística Aplicada ao Ensino de Português como língua não materna. É docente dos Cursos de Português para Estrangeiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2003. É ainda investigadora no CELGA-ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional).

Sara Topete de Oliveira Pita

Doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa com a tese “Ethos textual em intervenções políticas: estudo contrastivo de mensagens de final de ano portuguesas e brasileiras” (2016), mestre em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro (2009) e licenciada em Português, Latim e Grego pela Universidade de Aveiro (2006). É docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra desde 2017, assegurando unidades curriculares no âmbito da Língua Portuguesa como L2. Na Universidade de Aveiro leciona disciplinas de língua portuguesa que integram o plano curricular de cursos do 1.º ciclo. Tem realizado investigação em Linguística portuguesa, nas áreas da aquisição /aprendizagem de L2, linguística textual, análise de texto e discurso. É uma das docentes do cursos de ensino a distância da Universidade de Coimbra Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna. É investigadora do CELGA ILTEC (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada – Instituto de Linguística Teórica e Computacional) e do CLLC (Centro de Línguas, Literaturas e Culturas) da Universidade de Aveiro.

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